Cores de ganga muito claras (como um azul claro – tipo „Stone-washed“ ou estilo desgastado), não recomendamos. Já que tem uma aparência mais usada que pode passar uma mensagem de que vai com roupa velha para o trabalho. Assim a aparência informal não encaixa em muita área de trabalho. Isto também se aplica nas calças de ganga de homem.
Além disso, retira o contraste de uma camisa colorida se a ganga for muito clara. Assim acaba por ter uma aparência da combinação um pouco mais diluída ou desfocada. Especialmente se tem contacto com publico como atendimento administrativo, ou até clientes nos trabalhos de consultoria para diversos ramos. No local de trabalho convém manter os tons de ganga mais escuros.
Nada de gangas com efeito de tecido desgastado ou rasgadas, modelos com perna a vista são um „No-Go“ internacional. Pode ser entendido como provocação e fica com um ar um pouco vulgar. Se for caso de trabalho numa boutique de Moda, num quiosque ou loja por trás de um balcão fechado não há problema.
Se tem dúvidas em como diferenciar se deve usar uma calça de ganga, jeans ou denim de tom escuro ou de tons claros e até talvez um pouco desgastada ou rasgada no seu local de trabalho, aconselhamos o seguinte truque:
Ao ponto 1. acrescenta que a sua pessoa de contacto também esta considerada em trabalho, quando em busca de um serviço ou atendimento publico, consultoria, negociação, etc. (advocacia, escritura, etc.).
Tente juntar um bocado com as cores do calçado e da peça superior, que deveriam condizer no mesmo sentido do tom da cor – não precisa der ser igual, mais importante é não ser dramaticamente diferente. Um calçado e cinto preto são bastante versáteis e vão com quase tudo. Calçado branco combina mais com pecas superiores claras e de cores com tons pasteis – aqui devia aplicar um cinto branco. Aproveite uma visita a nossa loja em Viana do Castelo, lá vai obter uma opinião individual para o seu tamanho e estilo que gosta (www.imaginaelas.pt).
Cintos brancos e calçado branco tem aparência mais jovem, e atraem mais vistas dos homens – uma vez que salientam as pernas e as nádegas com o corte horizontal que o cinto branco cria. O mesmo acontece com roupa branca superior (shirt ou blusa), e umas jeans mais um para o justo. O importante e que este efeito acontece em todos corpos, tanto magros, médios e mais fortes.
Por isso não se admire se na rua observar mais homens a virar a cabeça e olhar por si. Com roupa em tons mais escuros o efeito e ainda mais intenso (contraste parte cima com calça). Tente evitar cintos muito largos (não mais de 5 cm largura), uma vez que estes fazem um corte muito brusco horizontal na sua figura.
Os tons de calça em azul-escuro dão uma aparência nova e de qualidade superior, comparado com os tons azuis muito claros, que às vezes já parecem na Loja como se fossem um pouco usadas. Mas isso e intencional e provém de os tons claros serem mais distraídos e leves, assim combinarem com mais peças de roupa feminina para tempos livres mais distraídos.
As calças de ganga em azul de tom escuro combinadas com uma camisa e sapato clássico proporcionam um look moderno e decente, perfeitamente adequado para trabalho em escritório. Neste caso a ganga escura com camisa fica mais formal com um blazer a combinar na cor.
Isto, claro não será suficiente se o seu local de trabalho tiver uma diretiva para „dress code“*, o que acontece em empresas que por exemplo contam com visitas regulares internacionais para reuniões executivas. Aqui é mais adequado optar por um fato ou vestido decente, e em várias empresas até e obrigatório.
[* dress-code: orientação para vestuário para um evento, empresa, etc.. Sobre o dress-code vamos em breve apresentar um e-book separado.]
Mas aqui aplica-se um truque: uma ganga escura com camisa unicolor e um blazer também já preenche um dress-code no sentido „business-casual“. Basta aplicar um blazer a combinar para dar o toque mais formal. Pode encontrar mais escolhas na nossa pagina de Facebook-imaginaelas.